Mais Lidas
Leia Mais
Polícia
Jovem é baleado em confronto com a PM e Paulo VI fecha a BR-040 por mais de 6h
Divulgação
Publicado em: 16/05/2016 - 00:00
A comunidade do Paulo VI (zona sul) realizou um protesto e manteve o
trânsito fechado na rodovia BR-040 por mais de 6h. Por volta das 19h30
do domingo, dia 15, manifestantes montaram barricadas com pneus em
chamas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar
comparecerem. Segundo relatos de testemunhas, manifestantes apedrejaram
viaturas e a polícia respondeu com tiros de balas de borracha. Pelo
menos duas pessoas teriam sido atingidas. O motivo da mobilização seria o
fato de um jovem de 19 anos, identificado como Daniel da Silva Andrade,
ter sido baleado em um confronto com a polícia, na madrugada de sábado,
dia 14. O trânsito só foi liberado por volta das 1h30 da
segunda-feira, dia 16. A mãe da vítima informou que o estado do filho é
delicado.
Em nota enviada à imprensa, a assessoria de comunicação do 31º BPM informou que no sábado, dia 14, por volta das 0h50, recebeu uma denúncia de que um veículo de Fiat/Uno de cor escura, com três ocupantes, teria sido visto rondando comércios da cidade. Os militares iniciaram rastreamento e o veículo suspeito foi localizado. Ao perceberem que seriam abordados, os suspeitos teriam fugido pela BR-040, desrespeitando a ordem de parada dada pela PM e realizando manobras perigosas.
Na altura do bairro São Dimas (zona oeste), o ocupante do banco traseiro do veículo teria jogado um objeto retangular pela janela e, em seguida, apontado, na direção da guarnição, um cano, aparentemente de arma de fogo. Para se defenderem, os militares atiraram, atingindo o passageiro que estava sentado no banco de trás. O homem foi levado para o Hospital Maternidade São José (HMSJ).
Ainda segundo a nota, após vistoriarem o interior do veículo, os policiais encontraram, em cima do banco traseiro e próximo a vítima, um simulacro de arma de fogo, 16 embrulhos de substância semelhante à maconha. No local onde o veículo foi interceptado, foi encontrado, ainda, um celular da marca Samsung. Ele teria sido roubado pelos ocupantes do carro e arremessado para o lado de fora de carro.
O motorista apresentava sinais de embriaguez e foi submetido ao teste no etilômetro, que apresentou medida 0,38 mg/L, caracterizando o crime de embriaguez ao volante. Ele foi enquadrado na Contravenção Penal de Direção Perigosa. O veículo estava com a documentação atrasada e foi recolhido.
A PM afirma que todos os procedimentos legais foram adotados em relação aos envolvidos, que foram encaminhados à autoridade policial para as providências cabíveis. Os militares que participaram da ação foram encaminhados à autoridade de polícia judiciária militar encarregada, conforme os mandamentos jurídico-militares previstos para as providências legais cabíveis.
I