25º
Cons. Lafaiete

Como desintoxicar o organismo de maneira saudável?


Nayara Costa
Nayara Carvalho Costa Matos

Publicado em: 14/01/2021 - 00:00 |

 

Não há quem resista a um exagero à mesa de vez em quando, e as festas de final de ano são muito propícias para isso. O problema é que, depois de passada a celebração, algumas pessoas recorrem às dietas milagrosas para “recuperar o tempo perdido” e isso é muito perigoso para a saúde. Por isso, na coluna de hoje, vou falar um pouco mais sobre algumas formas de desintoxicar o nosso organismo de maneira leve e saudável para começarmos o ano com as energias renovadas. 

A limpeza das impurezas do nosso organismo é um processo natural e, desta forma, ele pode ser feito em casa. A base se dá por meio de uma dieta saudável, eliminando alimentos processados, açúcares e gorduras trans, inserindo alimentos ricos em nutrientes, além do aumento no consumo diário de água, fonte importantíssima de diversos minerais para a nossa saúde. 

Entre os alimentos que podem ajudar neste processo estão:

- Couve: rica em substâncias anti-inflamatórias;

- Abacaxi: um excelente diurético;

- Maçã: rica em fibras que funcionam como uma esponja, limpando o organismo;

- Laranja: tem ação antioxidante e auxilia no funcionamento do intestino;

- Limão: tem ação antioxidante;

- Arroz integral: rico em fibras auxiliando no funcionamento do intestino;

- Gengibre: ativa o metabolismo;

- Alho: rico em antioxidantes.

CORPO E MENTE SAUDÁVEIS

Mas para que o processo de desintoxicação do organismo seja mais eficiente e completo, é preciso manter o equilíbrio entre a mente e o corpo. Você pode aliar outros hábitos saudáveis como atividade física regular e relaxamento da mente, que pode se dar através da meditação, por exemplo.

Além disso, você pode realizar esfoliações da pele do corpo para que as peles já consideradas mortas possam ser eliminadas, dando lugar para a derme nova e rejuvenescedora. 

Gostaram destas dicas? Espero que sim. Mas lembre-se: o tempo de duração de uma desintoxicação é relativo e depende da resposta de cada organismo. Não há um limite de tempo determinado para a realização desse processo, entretanto é recomendado que ele seja feito apenas uma ou duas vezes ao ano.

Um abraço e até semana que vem!

 

Do mesmo autor

Vídeos