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Controle do fluxo de pessoas ajuda lojistas nas estratégias de vendas


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Fanny Elen
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Publicado em: 17/09/2016 - 00:00

Toda estratégia de venda começa com um planejamento, que após obter o maior número de informações apresenta as ideias para a concretização da campanha. O sucesso vai depender da qualidade e relevância dos dados analisados e a forma com que foram aplicados. Essa análise é feita a partir do comportamento do consumidor, por isso é preciso utilizar as ferramentas certas na hora de coletar e estudar esses dados.

Na internet o engajamento do público com a marca é maior e através das estratégias de marketing digital são muitas as ferramentas de comunicação com o público. Já nas lojas físicas essa análise é um pouco mais trabalhosa, pois é preciso despertar o interesse do cliente que está na frente ou por perto do estabelecimento. Por isso que muitos lojistas apostam na monitoração do fluxo de pessoas, que é uma estratégia pelo qual é possível acompanhar os passos do cliente dentro e fora da loja.

O monitoramento do fluxo de pessoas geralmente é feito por pequenos dispositivos tecnológicos instalados em lugares estratégicos dentro da loja disponibilizados por empresas como a FX Data, por exemplo. O objetivo não é apenas saber quantas pessoas circulam no estabelecimento, mas também quantas pessoas passaram por perto, quais se interessaram nos itens da vitrine, quantas entraram e quantas efetivaram a compra. Além dessas informações o lojista saberá exatamente quais os horários com o maior fluxo de pessoas e a partir daí poderá criar campanhas mais direcionadas.

O sucesso de uma campanha depende muito de um planejamento eficaz e para isso é preciso ter as ferramentas certas e os profissionais certos para usá-las. Monitorar o fluxo de pessoas vai permitir que a equipe de marketing aplique as campanhas nos horários apropriados, visualizar melhor o que de fato chama a atenção das pessoas na vitrine e testar novas possibilidades dentro do estabelecimento. Outros fatores como o atendimento, a organização e atratividade ajudam a conquistar e manter o cliente, por isso é preciso saber usar todas as ferramentas ao favor da empresa.

Aline Matos

Assessora de Imprensa (Link Builder)

 

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