25º
Cons. Lafaiete

Região

Coral Cidade dos Profetas comemora 30 anos


Divulgação

Edmilson Dutra
[email protected]

Publicado em: 08/05/2018 - 00:00

O Coral Cidade dos Profetas, um dos principais grupos em atividade a divulgar a música colonial mineira, celebra 30 anos de fundação. Para comemorar essa trajetória, o Coral Cidade dos Profetas se apresenta, nesta quinta-feira, 10, às 20h, na Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, encerrando sua Temporada de Concertos. A apresentação, que terá a participação da Orquestra Jovem da Secretaria Municipal de Educação, será em Tributo ao compositor Manoel Dias de Oliveira, destacando sua importância para a formação cultural do povo mineiro.

Ao longo desses anos, o grupo alcançou um notável nível de excelência, participando de eventos significativos de Congonhas e região. Além disso, lançou os álbuns "Missa em Fá Maior, de Lobo de Mesquita" e "Mestres do Colonial Mineiro". O próximo a ser lançado será "Louvor à Virgem Maria". O Coral tem como regente, desde a sua criação, o maestro José Herculano Amâncio. Ele conta que tudo começou em Congonhas, em 1988: "Nos preparamos para cantar em uma missa durante a Festa de São José Operário. O objetivo era nos apresentarmos somente na missa, mas depois, por sugestão e motivação das pessoas que nos assistiram, continuamos com o coro". E foi assim que um pequeno grupo de pessoas interessadas em aprender música formou um coral polifônica à capela, tendo como principal objetivo aliar arte musica à arte sacra colonial mineira.

O grupo participa de eventos de Congonhas e região, como Semana Santa, Festivais de Inverno, Concertos Natalinos, Eventos Civis Comemorativos, Festivais e Encontros de Corais nacionais e internacionais. Em seu currículo também estão diversos concertos, como: "Concerto à Virgem Maria e ao Seu Divino Filho", "Concertos em Homenagem ao Aleijadinho", "Concertos da Paixão" e "Concertos Natalinos".

Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal 2617/2006, e pela Lei Estadual 19510/2011, oferece gratuitamente, por meio da Associação, formação musical a pessoas em idades que variam dos 12 aos 80 anos, e é reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.

Mais notícias

Vídeos