Mais Lidas
Leia Mais
Saúde
Semana Internacional da Síndrome de Down terá palestras e caminhada em CL
Divulgação
Publicado em: 18/03/2019 - 09:41
A Semana Internacional da Síndrome de Down será realizada em Lafaiete com uma programação extensa e rica em informações. Entre os dias 18 e 24 de março, o teatro municipal Placidina de Queirós, na Câmara Municipal, receberá uma série de palestras sobre o assunto. A programação, promovida pelo grupo Amigos Down, ainda inclui uma concentração na praça Tiradentes e uma caminhada até a praça do Cristo, para um dia de diversão e lazer com familiares e amigos.
Uma apresentação das crianças do grupo Amigos Down e da dupla Cristiano Gandra e Daniela Halfeld abrem a programação, às 18h30 do dia 18. Às 19h, a médica Ana Elisa, especialista do sono em BH, palestra sobre Os distúrbios do sono na pessoa com síndrome de Down. Às 19h do dia 20, a nutricionista funcional materno-infantil Josiane Dias aborda a “Nutrição na síndrome de Down”. Na sequência, às 20h, o neuropediatra Igor Franco fala sobre “Manifestações neurológicas na síndrome de Down”.
Não há uma programação definida para 21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down, mas os trabalhos estarão de volta no dia 22, com a palestra “Direitos das pessoas com deficiência”, proferida pelo advogado Luiz Alberto. Na sequência, o coach Flávio Rocha ministra a palestra “Transforme o mundo ao seu redor”. Já no dia 24, a programação ganha às ruas com a 2ª Caminhada Amigos Down Lafaiete, com concentração na praça Tiradentes às 8h30 e chegada na praça do Cristo, com diversas atrações.
Saiba mais
Comemorado em 21 de março, o Dia Internacional de Síndrome de Down tem como objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down. A Síndrome de Down não é uma doença, e sim, uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, resultando em um par a mais no cromossomo 21 – a chamada trissomia.
No Brasil, existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de Down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.
Mais informações:
Goreth: (31) 98217-7706
Rosilene Bandeira: 98710-8604
Josie: 98444-9884
E-mail: [email protected]
Foto: www.movimentodown.org.br