25º
Cons. Lafaiete

Saúde

Com 170 casos suspeitos em investigação, Lafaiete investe em ampliar leitos


Divulgação

Jornal Correio
[email protected]

Publicado em: 02/04/2020 - 14:58

No boletim epidemiológico de 14h15 do dia 2 de março, divulgado pela secretaria de Saúde do município, constava 170 casos suspeitos de coronavírus em investigação na cidade, nenhum ainda foi confiramdo até o momento. Um óbito permanece em investigação se a causa mortis foi por coronavírus.

O elevado número de casos notificados se deve ao fato que toda pessoa que dá entrada às unidades de saúde com sintomas respiratórios é considerado caso suspeito. A nova norma é atribuída às novas definições de caso suspeito de doença pelo Covid-19, publicadas na ATUALIZAÇÃO TÉCNICA AO PROTOCOLO DE INFECÇÃO HUMANA PELO SARS-COV-2 N* 02/2020 - 23/03/2020 pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. A nota técnica está disponível em: saude.mg.gov.br/coronavirus

Melhorias na saúde do município

Para atender o constante aumento de número de casos suspeitos e em caso de necessidade de atendimento de casos confirmados, a prefeitura de Lafaiete está aprimorando a rede de saúde da cidade.

Serão implantadas mais salas vermelhas, leitos de UTI, respiradores e equipamentos para as unidades de saúde da cidade, hospitais e Policlínica Municipal. Atualmente o município conta com 17 respiradores instalados e 9 leitos de UTI.

Para a criação do Hospital de Campanha, o município negociou com a direção do Hospital São Camilo para assumir com equipe própria suas instalações, onde serão disponibilizados 60 leitos para atendimento exclusivo aos pacientes contaminados com Coronavirus que necessitem de internação hospitalar. A prefeitura fará adaptações e realizará a reforma do telhado do prédio.

O atendimento que hoje é feito pelo Hospital São Camilo não será paralisado, mas passará a funcionar temporariamente em uma ala no prédio do Hospital Queluz que não está sendo utilizada. Não haverá nenhum prejuízo do atendimento para as duas unidades hospitalares.

Outros equipamentos e respiradores necessários para o atendimento estão sendo providenciados pela secretaria de Saúde. Segundo a pasta, caso necessário, leitos de UTI, do Hospital e Maternidade São José serão cedidos para o tratamento de casos graves.

A Policlínica Municipal também passou por reforma e hoje possui uma nova ala no pavimento térreo, isolada das demais instalações, que será destinada à assistência aos pacientes suspeitos e contaminados pelo coronavírus, inclusive com uma sala vermelha equipada com respirador e leitos para atendimento à pacientes em estado mais grave. Porém, se a situação se agravar, as demais dependências da Policlínica Municipal também poderão ser utilizadas para este fim ampliando a rede que passará a contar com aproximadamente 100 leitos para este atendimento. Para auxiliar no diagnóstico, a secretaria de Saúde está adquirindo 1.000 kits de testes rápidos para atender uma demanda inicial.

Confira o pronunciamento do prefeito Mário Marcus sobre as ações da prefeitura, junto a ajuda do Governo Federal aqui.

Mais notícias

Vídeos