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Pesquisa do Sebrae aponta que 2% dos pequenos negócios fecharam durante a pandemia


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Jornal Correio
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Publicado em: 03/07/2020 - 10:33

 

A crise econômica desencadeada com a pandemia do coronavírus atingiu diretamente os pequenos negócios em Minas Gerais. A 4ª edição da pesquisa Impactos do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae entre os dias 29 de maio e 5 de junho, indica que as empresas registraram queda de mais da metade do faturamento.

A pesquisa mostra, ainda, que das empresas que encerraram suas atividades, 32% disseram que isso poderia ter sido evitado com apoio financeiro do governo. Entretanto, 31,5% dos entrevistados relataram que nada poderia ter ajudado a superar a crise. Das empresas que continuam no mercado, 36,3% conseguem funcionar nesse momento mas alegam não ter estrutura para usar as tecnologias digitais, precisando se reinventar para continuar no mercado.

“Os pequenos negócios têm enfrentado, desde março, uma batalha diária para continuar no mercado. Além das incertezas provocadas pela pandemia, a falta de recursos financeiros para tocar o negócio, mesmo após a retomada, é um dos principais motivos que fizeram com que as empresas encerrem suas atividades”, explica o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Com os decretos para fechamento do comércio, houve queda no faturamento de mais de 85% dos os estabelecimentos comerciais do estado. A média da diminuição do rendimento das pequenas empresas chega a 58%.

Em contrapartida, 4,2% dos estabelecimentos registraram aumento das vendas durante a pandemia e o principal motivo do resultado foi o investimento em vendas online. Confira abaixo a pesquisa completa:

 

Pesquisa Impactos do Coronavírus nos Pequenos Negócios em Minas Gerais – 4ª edição

FUNCIONAMENTO

1) Como está a restrição de circulação de pessoas no seu município nesse momento?

Quarentena (fechamento parcial): 50,6%

Em processo de reabertura: 44,3%

Não teve restrição: 2,7%

Lockdown (fechamento total): 2,4%

 

2) Sua empresa mudou o funcionamento com a crise?

Sim, mudamos o funcionamento: 46,9%

Interrompemos o funcionamento temporariamente: 42,1%

Decidimos fechar a empresa de vez: 2,1%

 

3) O que mais teria ajudado a empresa a não fechar? (só para quem fechou de vez)

Apoio financeiro do governo: 32%

Nada teria ajudado: 31,5%

Empréstimo bancário: 9,1%

Melhor gestão do negócio: 9,1%

 

4) O que pretende fazer daqui em diante? (só para quem fechou de vez)

Procurar emprego: 54,4%

Criar negócio informal: 18,2%

Outro: 18,2%

Virar autônomo: 9,1%

Abrir outra empresa: 0%

Me aposentar: 0%

 

5) Sua empresa consegue funcionar neste momento de restrição de circulação de pessoas? (exceto para quem fechou de vez)

Sim, mas não tenho estrutura para usar tecnologias digitais: 36,3%

Sim, por outras razões: 35,5%

Sim, estou fazendo isso utilizando ferramentas digitais (site, telefone, aplicativos, etc): 15,9%

Não, pois meu negócio funciona só presencialmente: 12,2%

Outro: 18,2%

 

FATURAMENTO

1) Como o seu negócio está sendo afetado, até este momento, pelo CORONAVÍRUS em termos de faturamento mensal?

Diminuiu: 85,5%

Aumentou: 4,2%

Permaneceu igual: 6%

Não sabe ainda/não quis responder: 4,3%

 

2) Faturamento diminuiu em % (media):

58% em Minas Gerais

 

3) Faturamento aumentou em % (media):

23% em Minas Gerais

 

4) Como você expandiu suas vendas? (para quem aumentou faturamento)

Passei a vender mais online: 57,7%

Meu serviço/produto é considerado essencial: 40,1%

Outro: 15,6%

Passei a vender direto para o cliente final: 11,1%

Vendo produtos/serviços favorecidos pela pandemia: 8,9%

Mudei meu modelo de negócio: 4,4%

Mudei minha linha de produtos/serviços: 0%

 

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