Mais Lidas
Leia Mais
Cultura
Com talento e sensibilidade, soldador forja arte a partir do aço
Divulgação
Publicado em: 20/09/2020 - 22:11
Unindo as habilidades para desenho, o talento em solda e sensibilidade para perceber a arte onde a maioria de nós só vê um amontoado de coisas, um lafaietense tem descortinado um novo universo e encantado com sua criatividade e perfeição. Morador do bairro São João (zona sul), Denis Felipe Moreira, o Denim, começou a soldar aos 11 anos de idade e seguiu carreira, atuando até hoje na área, em uma grande siderúrgica da região, mas é o que ele faz em seus ‘momentos de folga’ que impressiona. “Comecei a trabalhar em uma serralheria e a minha primeira peça foi um abridor de garrafas. Depois, fiz coisas como um mancebo para café e cabides”, conta.
Foi um pedido do filho, há 10 anos, que o fez descobrir sua aptidão para a arte: “Em 2010, meu filho me pediu para fazer uma moto em miniatura. Quando terminei, um amigo viu e perguntou se eu fazia para vender. Como ele me ofereceu uma boa quantia, vi que poderia ser uma oportunidade. Então, dei seguimento e, desde então, já fiz mais de 300 peças, que hoje estão espalhadas por várias partes do Brasil, como Maranhão, São Paulo, Sergipe, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Alagoas e até no exterior, como Portugal”, detalha.
O trabalho também ganhou visibilidade em Lafaiete e região e, em 2019, Denim expôs suas obras de arte na Semana dos Museus, no Solar do Barão de Suassuhy. Em suas mãos, a corrente de uma bicicleta, algumas rolimãs, arruelas, porcas e parafusos viram corujas, guitarras, mesas, cadeiras, robôs e o que mais a imaginação desejar. “Frequento muitos ferros-velhos da nossa região, sempre buscando peças diferentes e inusitadas. Minha inspiração é mostrar que, às vezes, uma coisa simples e sem valor nenhum pode virar arte”, define Denim.
Serviço
Denim arte em aço
Endereço da oficina: rua Jean Edvaldo
de Sena, 220, bairro São João.
Contato: (31) 98411-6997