25º
Cons. Lafaiete

Saúde

Grávidas e lactantes são incluídas nos próximos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19


Divulgação

Frances Elen
[email protected]

Publicado em: 12/06/2021 - 11:02

 

A partir das próximas remessas de doses de vacina contra a Covid-19, grávidas, puérperas e lactantes, mesmo sem apresentarem comorbidades, estarão incluídas entre os públicos prioritários, em Minas Gerais.  A imunização deste público foi decidida, na sexta-feira, dia 11 de junho, em reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde (Coes), que contou com representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), da coordenação de Saúde Materno Infantil da Secretaria, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

De acordo com informações do governo, a inclusão de grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz (puérperas) e lactantes que não possuem algum tipo de acometimento na saúde será feita pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretária de Saúde. “Essas mulheres, neste momento especial de suas vidas, passam a ser incluídas como grupos prioritários. Mesmo aquelas que não tiverem problemas de saúde podem se vacinar. Este é um público em que, ultimamente, tem sido constatado aumentado na mortalidade e letalidade pelo coronavírus. Por isso a decisão do Estado em inclui-las como grupo prioritário”, explica o secretário, Fábio Baccheretti.

Os imunizantes utilizados para este grupo não devem conter vetor viral por medida de segurança. Desta forma, conforme Baccheretti, assim que novas remessas da Pfizer e da CoronaVac forem destinadas ao estado, estas mulheres poderão ser vacinadas.

Ampliação

Até o momento, a orientação para a vacinação das gestantes e lactantes - sem comorbidade – era para as que pertenciam a outros grupos prioritários (trabalhadoras da saúde ou de outros serviços essenciais, por exemplo). Elas poderiam ser vacinadas após avaliação individual de risco e benefício a ser realizada em conjunto com o médico.

A partir da nova deliberação, todas as mulheres grávidas ou amamentando poderão ser vacinadas. Em relação àquelas gestantes e lactantes com alguma comorbidade, o Programa Nacional de Imunização (PNI) já recomendava a imunização com a vacina da Pfizer.

Grupo prioritário

De acordo com o notificado à SES/MG por meio do e-SUS, SIVEP-Gripe, CIEVS e pelos laboratórios e farmácias privadas, o número total de gestantes contaminadas pela Covid-19, até a data de 26 abril de 2021, foi de 2.662 mulheres. O número total de gestantes que morreram por causa da covid-19 em Minas, até a mesma data, foi de 84.

Informações da Agência Minas

Mais notícias

Vídeos