25º
Cons. Lafaiete

Confira o edital de participação do Face


Divulgação



Publicado em: 26/03/2012 - 11:56

 

EDITAL DE PARTICIPAÇÃO NO XII FACE

FESTIVAL DE ARTES CÊNICAS DE CONSELHEIRO LAFAIETE – MG

20 a 29 de julho de 2012

 

Prêmio de Teatro Poeta “OSMIR CAMILO”

 

Nós, artistas de Conselheiro Lafaiete, parceiros e integrantes da CASA DO TEATRO pedimos desculpas pela não realização do XII FACE – Festival de Artes Cênicas no ano passado e hoje viemos apresentar com humildade e determinação o EDITAL de participação do mesmo evento que de uma forma ou de outra, faremos acontecer no período entre 20 a 29 de julho de 2012.

OBS: a data precisou ser mudada devido ao período letivo das Escolas Estaduais. Muitos dos atores e diretores servem ao Estado e não poderiam estar conosco na antiga data.

Sabemos da importância do FACE para a nossa cidade e também para os grupos que há 12 anos visitam Conselheiro Lafaiete no período em que o mesmo ocorre. Aqui, um grande encontro acontece todos os anos, onde a troca de experiências, o intercâmbio e o “efeito vitrine”, promove a ascensão e resistência dos artistas de Minas e do Brasil. Por isso, determinamos realizar o XII FACE este ano, mesmo com todas as dificuldades que por ora, fazem parte da nossa realidade.

“... cada um sabe a dor

e a delícia de ser o que é...”

e fazer o que faz.

É por isso que com toda “dor” não iremos perecer. Depois do ocorrido no ano de 2011 passamos a conversar com os grupos de teatro que conosco estão engajados e resolvemos realizar o FACE com algumas modificações. Por isso, ao invés do tradicional regulamento esse ano especialmente,apresentaremos um edital mais simples, combinando um pouco com a estrutura que teremos para oferecer em Conselheiro Lafaiete. Pedimos que atentem a cada item evitando equívocos.

 

DURANTE O FESTIVAL ESTAREMOS COMEMORANDO: 30 anos de carreira de Geraldo Lafayette

100 anos do Clube Carijós em Cons. Lafaiete

 

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO XII FACE:

20 de março a 10 de Junho:Período para inscrições de espetáculos

10 de junho a 01 de julho:      Preparação da programação do evento

01 de julho a 19 de julho:       Divulgação intensa do evento

20 de julho:                                Ritual Dionizíaco interno

21 de julho:                                Campanha das “Kombis” – divulgação no centro da cidade

21 a 24 de julho:                        Realização da Fase LOCAL DO FESTIVAL

21 a 24 de julho:                        Campanha das “Kombis” – divulgação nos bairros

25 a 29 de julho:                        Realização da Fase NACIONAL DO FESTIVAL

 

COMO PARTICIPAR:

Todos os Grupos de Teatro podem participar.

Único critério: só receberemos espetáculos que estejam preparados para se apresentarem em espaço aberto (rua) ou em palcos alternativos.

Montaremos uma estrutura de Palco num Ginásio poliesportivo para os possíveis espetáculos de palco, sem compromisso de transforma-lo num “Teatro Italiano”

Teremos uma arena para “Teatro de Rua”

Teremos um outro palco a céu aberto para “Teatro na Rua” porém no palco

Teremos um “Salão Livre” para espetáculos em espaços alternativos

Disponibilizaremos nos espaços equipamentos de som e luz quando necessários, segundo informações que nos forem enviadas.

Segue anexo um mapa dos espaços que serão utilizados. Mais à frente poderemos oferecer medidas e maiores informações.

OBS: Não usaremos os teatros da cidade. Estão fechados.

COMO SE INSCREVER:

Os Grupos poderão se inscrever por meio do email: [email protected]

Não será necessário enviar material via correio. Grupos que se inscreveram no ano passado e já enviaram material é só confirmar participação e possíveis alterações. Não precisam enviar novamente.

Receberemos espetáculos nas seguintes categorias: * Adulto

*Infantil

*Rua

OBS:

Serão considerados “Adulto” os espetáculos para público adulto,que utilizarem os palco montados ou o salão fechado com recursos de cenário, luz e som.

Serão considerados “Infantil Alternativo” os espetáculos para público infantil, que utilizarem os palco montados, o salão fechado com recursos de cenário, luz e som.

Serão considerados “Rua” os espetáculos para todos os públicos,apresentados no chão, na arena, sem utilização de recursos técnicos de luz e som.

 

PARA INSCREVER:

A inscrição é gratuita e o Grupo só deve confirmar sua participação via e-mail, enviando:

- As seguintesinformações:

* Nome do grupo, nome do espetáculo, categoria do espetáculo, duração do espetáculo, nome do diretor artístico, nome do responsável pelo grupo, número da identidade,cpf e endereço completo com CEP          do responsável pelo grupo.

- cópia do texto digitalizada ( se tiver)

- snopse do espetáculo para divulgação na mídia

- ficha técnica completa contendo nome do elenco e respectivos personagens

- 02 fotos nítidas do espetáculo para impressão

- descrição das condições de apresentação: local que utilizam, material que precisam, recursos técnicos...

(neste último item tentem ser bem claros para que não aconteçam enganos e imprevistos)

- a inscrição se efetivará com o retorno do nosso e-mail confirmando.

- se o grupo for inscrever mais de um espetáculo (pode inscrever um por categoria), ele deve fazer estas inscrições separadas. Espetáculo por espetáculo, repetindo as informações se assim for necessário.

- serão aceitas inscrições até o dia 10 de junho. Depois disso fecharemos as mesmas para elaboração da programação e tempo de tudo ir para a gráfica.

 

DA SELEÇÃO:

Não haverá um processo de seleção rigoroso.

A prioridade será dada para os espetáculos que se encaixarem neste projeto especial do FACE 2012, onde os espaços estão ainda mais alternativos e precários que nos anos anteriores.

Priorizaremos também grupos que se inscreveram no ano passado e não puderam vir devido o cancelamento do evento.

Receberemos no máximo 30 espetáculos. A pretensão é termos 10 espetáculos em cada uma das três categorias.

Confirmada a participação do Grupo com determinado espetáculo ele deve saber:

- O grupo deve confirmar dia e horário agendado

- O grupo deve confirmar nome e número de pessoas que virão, bem como data e hora da chegada em Lafaiete.

- Cada integrante do grupo deve colaborar com uma taxa individual de R$ 15,00 referente a uma camisa que todos receberão na chegada ao  FACE. Essa taxa deve ser depositada em nome de José Geraldo de Almeida, BANCO DO BRASIL – Conta Corrente21.688-7 Agência 0504-5,  e o comprovante enviado por e-mail junto a ficha de inscrição. (ex: se vierem 10 pessoas do grupo, a taxa é de 150,00)

- Ofereceremos um alojamento para todos os grupos, onde serviremos café da manhã, almoço e jantar gratuitamente. Só terão acesso ao alojamento pessoas inscritas e credenciadas, sob a responsabilidade de um diretor. A credencial dará acesso livre também ao COMPLEXO CULTURAL DA VIRADA.

- O alojamento estará disponível na quarta-feira dia 25 a partir das 06h da manhã. Alimentação serviremos a partir do almoço de Quarta-feira 25 de julho.

- Temos alguns colchonetes. Mas quem tiver facilidade em trazer, faça o favor.

- Uma programação será elaborada com os espetáculos inscritos. Faltar na ultima hora, vai atrapalhar todo o evento sem contar que terá tirado o direito de outro grupo participar.

 

DA PREMIAÇÃO:

Não haverão prêmios para os grupos locais

Na fase nacional premiaremos com o “Prêmio de Teatro Poeta Osmir Camilo”

- O melhor espetáculo ADULTO

- O melhor espetáculo INFANTIL

- O melhor espetáculo RUA

E ainda os individuais em cada categoria:

- Melhor Diretor (a)

- Melhor atriz

- Melhor ator

- Melhor atriz coadjuvante

- Melhor ator coadjuvante

- Melhor figurino

- Melhor trilha sonora

- Melhor maquiagem

- Melhor cenário (esse último não premiaremos na categoria RUA)

 

A População de Lafaiete ainda vai oferecer o TROFÉU OSMIR CAMILO “VOX POPULI”

- Em todas as apresentações 10 pessoas da população de Lafaiete receberão na hora do espetáculo uma cédula onde darão nota de 05 a 10 o que no final do festival serão conferidas e darão ao que somar maior número de pontos o TROFÉU de melhor espetáculo pela opinião pública.

 

OBS: Não ofereceremos premiação em dinheiro.

 

DOS ACONTECIMENTOS:

Será montado o COMPLEXO CULTURAL DA VIRADAna parte alta da cidade (segue mapa anexo) onde todo o evento deverá acontecer. Este espaço representa a VIRADA CULTURAL queo FACE pretende promover na cidade.  O COMPLEXO funcionará de quarta a domingo a partir das 14h.  Dentro do COMPLEXO teremos:

VILA DO ARTESÃO: Espaço onde apresentaremos o Artesanato da cidade;

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO:onde bares, botecos, restaurantes, sorveterias serão montadas para atender todo o evento.

PALCO MUSICAL: Espaço para atraçõesmusicais noturnas substituindo o já conhecido bar dos artistas

PALCO COBERTO: Espaço para espetáculos de palco num ginásio poliesportivo.

ARENA: Espaço com arquibancada para espetáculos de rua

PALCO ALTERNATIVO: Palco para Teatro na Rua aberto.

ESPAÇO DA CRIANÇA: Espaço para contação de histórias e brinquedos

REALIZAREMOS:

um cortejo diário de artistas para os quais pedimos a todos os grupos que tragam instrumentos musicais, fantasias, bandeiras, estandartes, pernas de pau, malabares, pirofagia e outros.

Cerimônias de abertura e encerramento do evento para as quais pedimos a cada grupo que traga uma bandeira da sua cidade.

Uma madrugada inteira de VIRADA CULTURAL. A madrugada de sábado para domingo será inteira de atividades culturais no COMPLEXO. Poesias, congado, bandas, artes plásticas... todos os tipos de artes farão um revezamento, afim de que durante mais de 30 horas, não paremos um só minuto, até o encerramento do FACE. Se você quiser dar a sua participação, traga o seu número.

Ofereceremos oficinas (posteriormente divulgadas) para atores e diretores, focando o trabalho do Teatro na rua. As oficinas não serão obrigatórias e para os interessados será cobrada uma taxa de inscrição. As oficinas devem acontecer nas manhãs de quinta, sexta e sábado.

O encerramento do FACE ocorrerá no domingo 29 de julho no COMPLEXO CULTURAL às 20h.

 

FINALMENTE:

Ao se inscreverem os grupos concordam com a comissão organizadora com esta forma de realizar o evento e colocam seus diretores, responsáveis por quaisquer descumprimento das regras, pelo grupo oualgum dos seus integrantes.

É responsabilidade do grupo chegar a Conselheiro Lafaiete por sua conta e risco. Nós não poderemos oferecer ajuda de custo.

Os telefones para esclarecimentos e outras informações é: 31 8641 5590 ou 9315 2428.

 

 

Geraldo Lafayette

Pela coordenação

 

Este evento é uma realização particular sem recursos públicos promovido pela CASA DO TEATRO em parceria irrestrita com o CLUBE CARIJÓS – ambos de Conselheiro Lafaiete - MG

 

 

 

 

 

 

Mais notícias

Vídeos