25º
Cons. Lafaiete

Folia de Reis do Maracujá mantém tradição e se apresenta na região


Divulgação



Publicado em: 09/01/2014 - 13:38

Em entrevista à nossa Reportagem, Firmino contou um pouco da trajetória da tradicional Folia de Reis: “Demos continuidade ao que o meu irmão deixou. Antes dele falecer, pediu que a gente não parasse. Estamos até hoje, com muita fé e devoção, levando o nome do nosso padroeiro por onde passamos. Na zona rural saímos no mês de janeiro. Em dezembro, costumam sair dentro da cidade, mas este ano não tivemos oportunidade”, conta Firmino.
A Folia de Maracujá já participou de diversos festivais na região e já foi tema de reportagens, do programa Terra de Minas, exibido na Rede Globo Minas. Um momento marcante na trajetória dos foliões aconteceu em junho de 2010, quando fizeram uma apresentação para o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, em visita à cidade de Queluzito para a inauguração do Gasoduto. Para Firmino, foi um dia muito importante e especial.
Para que a festa ocorra é preciso erguer a bandeira, conduzida, com todo o respeito e devoção, por um folião. Aos violeiros cabe entoar os cantos, as rezas e catiras. Eles são acompanhados pelos caixeiros, que, por meio do som da caixa, chamam os foliões para a festa. “Visitamos as casas, com a bandeira de nosso padroeiro São Sebastião. Entoamos cânticos, e se alguém da casa quiser contribuir com a folia, recebemos e fazemos um verso em homenagem àquela pessoa. Em nosso grupo contamos com a viola, cavaquinho, triângulo, acordeom, bumbo, sanfona de oito baixos, pandeiro e meia lua. Cada um tem uma função”, explicou Firmino Teodoro. A folia se apresenta até no último domingo de janeiro, encerrando com a tradicional festa de São Sebastião, agendada para o dia 2 de fevereiro, na localidade de Maracujá. Firmino finalizou agradecendo o apoio de todos na folia: “Para a gente a Folia de Reis é uma tradição. Nesta época, temos aquele entusiasmo de organizar e participar dos eventos. É muito importante para nós”, destacou.
Neste sábado, dia 4, em Mariana, a banda participará de um festival. Já se apresentaram na escadaria da prefeitura de Belo Horizonte, na avenida Afonso Pena, no Minas Centro, no Festival de Cachaça, entre outros eventos.  Mais informações com Firmino, pelo telefone: 3762-5059.
Folia de Reis
A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares, como: Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.




Mais notícias

Vídeos