25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Pagamento para beneficiários do PIS começa no dia 28


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 12/07/2016 - 00:00

Na crise, um dinheirinho extra na conta sempre ajuda. E é por isso que a divulgação do calendário de pagamentos do Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é sempre uma boa notícia. Já consta no site da Caixa o calendário para pagamentos para 2016 e 2017. Os vencimentos são definidos de acordo com a data de nascimento dos beneficiados e os primeiros saques já podem ser feitos a partir do dia 28 deste mês, para os nascidos em julho.

Para ter direito, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos; ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base; ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração e ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

A novidade para esta edição ? e que, claro, não agradou a muita gente ? é que nem todo mundo vai receber um salário mínimo integral. Com a Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.  Período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral.

O pagamento pode ser realizado por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa; nos caixa eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, utilizando o Cartão do Cidadão; em agência da Caixa apresentando o número do PIS e um documento de identificação.

Mais notícias

Vídeos