Mais Lidas
Leia Mais
Tradição da Cerâmica Saramenha será preservada
Divulgação
Publicado em: 28/08/2012 - 21:37
Foi inaugurada, na sexta-feira, dia 10, a oficina de Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho. No local, que foi totalmente restaurado, serão ministrados cursos sobre a técnica desse artesanato. A primeira turma será formada por alunos selecionados através de uma triagem feita pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Centro de Saúde Mental e empreendedores locais.
As aulas de produção da cerâmica saramenha terão quatro horas semanais de duração. Quem quiser fazer o curso deve entrar em contato com a Agência de Desenvolvimento de Outro Branco, através do telefone (31) 3741-1948. Pode participar da seleção qualquer pessoa com mais de 18 anos.
Participar do curso é uma oportunidade para preservar a cultura ourobranquense, além do artesanato poder ser utilizado como fonte de renda. “Com o apoio da Gerdau Açominas, a cerâmica Saramenha, está salva. Este projeto foi essencial para a preservação da técnica, pois a grande dificuldade do mestre Leonardo em repassar o ofício era devido à falta de um espaço adequado. A iniciativa também foi importante para promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico da cidade", afirma Rosane Santos, coordenadora da Agência de Desenvolvimento de Ouro Branco.
As aulas do curso de Cerâmica Saramenha serão ministradas pelo artista Leonardo Ricart dos Santos. “Estou trabalhando com essa técnica há 20 anos. Eu aprendi com Silvestre Guardiano Salgueiro, o mestre Bitinho”, revelou Leonardo.
A arte desenvolvida em Ouro Branco tem algumas peculiaridades. “A principal característica é o fato de ser uma cerâmica vitrificada que recebe coloração através de pigmentos metálicos”, explicou o artista. O resultado dessa técnica diferenciada é são peças únicas, de beleza singular e que encanta a quem vê.
Leonardo destacou a importância do projeto que será desenvolvido na oficina Mestre Bitinho: “através do espaço físico agora existente, a história e a arte da saramenha, possuem uma referência para que as pessoas possam ter acesso a esta técnica que é de grande valor cultural e histórico para nossa região”. Ele também falou de seus objetivos: “a expectativa é disseminar a técnica, formando novos discípulos”.
A primeira aula do curso aconteceu na quinta-feira, dia 16, cerca de 10 alunos puderam ter o primeiro contato com a técnica. Os participantes tiveram a oportunidade de modelar as primeiras peças com a ajuda e intervenção do professor Leonardo.
A oficina de Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho funciona na rua Itabirito, 711, bairro Metalúrgicos, em Ouro Branco.